1 de abr. de 2013

0 Excelência no servir a Deus


4. O servo deve ser responsável.

“Aquele servo que conhece a vontade de seu senhor e não prepara o que ele deseja, nem o realiza, receberá muitos açoites. Mas aquele que não a conhece e pratica coisas merecedoras de castigo, receberá poucos açoites. A quem muito foi dado, muito será exigido; e a quem muito foi confiado, muito mais será pedido." (Lc. 12:47,48)

Responsabilidade!

A nossa geração, influenciado grandemente pela modernidade, esqueceu-se da importância que essa palavra tem, tanto para Deus, como também para com as demais pessoas. Ninguém gosta de conviver com uma pessoa irresponsável. Quando você marca de fazer algo com alguém essa pessoa fura, por exemplo, isso é uma prova de falta de responsabilidade. Responsabilidade é ter a noção, é saber daquilo que estamos encarregados em fazer. Não preciso falar que precisamos ter responsabilidade uns com os outros. Também é necessário ter com Deus. Em última instância, Deus cobrará de cada um de nós contas daquilo que Ele nos encarregou. Aquele que sabe qual é a vontade de Deus e não o faz, é o primeiro da lista de Deus para ser severamente castigado. Porque saber e não fazer, como nós vimos a pouco, é ser negligente. Se tem algo que Deus se aborrece com relação aos seus servo é a negligência. Por outro lado, quem pratica coisas merecedoras de castigo sem saber ao certo qual era a vontade de Deus será castigado com menos rigor. Porém, ambos receberão castigo.
Isso por causa de um princípio muito importante que Jesus nos ensina: "A quem muito foi dado, muito será exigido; e a quem muito foi confiado, muito mais será pedido" (Lc.12:48). Para alguns, um alto título, um alto posto, podem ser símbolo de status, porém para Deus é símbolo de responsabilidade. Não se glorie em saber muito ou em fazer muito: como dizia o Uncle Ben a Peter Parker, "com grandes poderes vem grandes responsabilidades!".
 Quanto mais temos responsabilidade sobre as nossas costas, mais seremos cobrados de Deus. Essa cobrança não vem no sentido de nos destruir ou nos deixar mal, mas sim do zelo que Deus tem com relação à Sua obra. Imagine que Deus quer te usar para tocar na vida de alguém: é uma responsabilidade muito grande. Por isso, o convite de Jesus para hoje é que você seja despertado dessa responsabilidade.
 Felizes são as pessoas que Deus pode contar para fazer grandes coisas! Porém, saiba que Deus zela pela qualidade de Sua obra! Não pense que você poderá enrolar Deus ou "dar um jeitinho aqui ou ali". Ele conhece de todas as coisas, inclusive do seu coração. O trecho que lemos termina com uma advertência deliciosa de ser recebida da parte de Deus: Serva, mas sirva direito! 
Talvez essa seja a exortação que todos nós, independente da nossa posição aqui na igreja, tenhamos que ouvir de Deus mais uma vez. A exortação que vem de Deus vem para gerar vida! Nunca se esqueça disso. Que possamos ser humildes em aceitar essa verdade e que possamos ser despertados pelo Espírito Santo a serví-Lo melhor.

A que conclusão você chegou?

Amados. Servir a Deus é a maior honra que alguém pode ter nessa vida. O nosso trabalho é feito para o Senhor. Por isso, que possamos todos nós servi-Lo da melhor maneira Possível. 
Esteja Preparado.
Vigie sempre pela vontade de seus Senhor. 
Seja um servo fiel e sensato.
Em último lugar, seja responsável com aquilo que Deus colocou em suas mãos. 
Que possamos servi-Lo voluntariamente, mas com toda nossa dedicação. Esse é o nosso desafio, esse é o nosso chamado!

Se você não leu os outros posts desse estudo Clique aqui.
COMPARTILHE!
Categories: ,

0 comentários:

Postar um comentário