26 de mar. de 2013

1 Excelência no servir a Deus (3)

3. O servo deve ser fiel e sensato

O Senhor respondeu: Quem é, pois, o administrador fiel e sensato, a quem seu senhor encarrega dos seus servos, para lhes dar sua porção de alimento no tempo devido? (Lc. 12:42)

Essa pergunta está sendo feita por Jesus a todos nós que estamos aqui sentados. Quem é o administrador fiel e sensato? Quem são aqueles que com fidelidade e sensatez estão encarregados de outros servos para os alimentarem no tempo certo? Existem princípios muito preciosos aqui.
Primeiramente, todos nós somos servos, independente de nossa posição e de nossos títulos. A diferença é que uns estão encarregados de alimentar os outros, mas no final das contas, todos nós somos iguais perante o Senhor. Somos iguais, porém, temos responsabilidades diferentes para Deus. Deus tem chamado alguns para serem servo de servos, os administrares!
Fidelidade implica em fazer aquilo que deva ser feito independente de quem esteja olhando, o que esteja sendo feito. A única coisa que importa é o “para quem". Mas se somente o "para quem" fosse importante, poderíamos fazer a obra de Deus de qualquer jeito, até usando meios errados. Mas Jesus nos ensina que devemos ser fiéis, mas ao mesmo tempo "sensatos", ou seja, importa o "para quem" e "como" nós servimos a Deus!
Ora, ser fiel significa estar firme, olhando para Deus. Às vezes coisas ruins poderão acontecer, mas afinal, onde você está focado: em Deus ou nos problemas e desafios?
Seja sensato! Use a sua cabeça para servir a Deus! Não se envolva demais com as suas emoções, que podem desviar o seu foco. Mas busque fazer a obra de Deus com toda dedicação e cuidado. Se você está encarregado de alguma coisa, seja sensato em fazer aquilo com amor e dedicação. Mate no peito a sua responsabilidade. Não empurre para outro aquilo que Deus te deu como missão, tarefa.
" Maldito quem fizer a obra do Senhor de forma negligente" (Jr 48:10 A21). Parece palavras fortes que não combinariam com Jesus, mas Jesus concordaria sim com o profeta Jeremias. Veja o que Ele diz em Lucas 12:46: "O senhor daquele servo virá num dia em que ele não o espera e numa hora que não sabe, e o punirá severamente e lhe dará um lugar com os infiéis" (vr. 46). Literalmente, diz que o "Senhor cortará em pedaços". O que mais choca aqui é que Jesus vai mais além do fato de simples maldição,o Senhor dará um lugar junto com os infiéis, ou seja, nos considerará ímpios. A consequência de servir a Deus de maneira negligente é gravíssima.
Porém, mais uma vez, o Senhor Jesus promete recompensa para aqueles que O servem fielmente e com sensatez: "Feliz o servo a quem o seu senhor encontrar fazendo assim quando voltar. Garanto-lhes que ele o encarregará de todos os seus bens."
Ser fiel no pouco implica em ser constituído sobre o muito!
COMPARTILHE!
Categories: ,

Um comentário:

  1. Ameiiiii... Vou escrever um POST emcima deste versículo... E maravilhoso como Deus fala conosco de maneiras diferentes... Depois te falo Bjuskus amiga

    ResponderExcluir